quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Policia Federal desmonta esquema milionário de desvio de verbas públicas na área da saúde

A Polícia Federal concedeu agora pouco coletiva a imprensa passando detalhes das operações realizadas na manhã desta quinta-feira (6) em três estados brasileiros, entre eles o Maranhão, além de Goiás e Tocantins. No Maranhão as operações foram desencadeadas na capital São Luís e em Imperatriz.

A PF deu cumprimento a 32 mandados judiciais, 17 de busca e apreensão, 12 de condução coercitiva e 3 de prisão preventiva. Foram presos os dois sócios da empresa ICN que administrou o setor da saúde no Maranhão entre os anos de 2010 e 2013 e a Cobra também citada pela polícia federal no esquema.

Os presos foram identificados por Péricles Silva Filho e Benedito Silva Carvalho, sócios na empresa ICN e Emílio Borges Resende da empresa Cobra. Contra eles foram cumpridos mandados de prisão preventiva.

As empresas são responsáveis por um esquema de desvio de verbas públicas na área da saúde que já chega a um montante de pelo menos 36 milhões de reais, segundo o delegado Wedeson Cajé Lopes, chefe da Delegacia de Repressão a Corrupção e a Crimes Financeiros da Polícia Federal.


No esquema um avião foi adquirido por 2 milhões e meio de reais e vendido por pouco mais de 400 mil reais, o caso continua sendo investigado pela polícia.


Na lista apresentada pela polícia federal consta o desvio de dinheiro que era para ser destinado para várias unidades hospitalares no Maranhão. Abaixo a lista:

A operação faz parte de um desmembramento da Operação Sermão dos Peixes, iniciada em novembro de 2015. A polícia confirmou que houve vazamento de informações por parte de um servidor público, o fato já esta sendo investigado. Nessas fases das operações o nome do ex-secretário de saúde do estado Ricardo Murad não foi citado, mas o delegado Wedeson Lopes confirmou que ele segue sendo investigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário