terça-feira, 8 de novembro de 2016

Seminário discute propostas de políticas públicas relacionadas ao clima

O seminário está sendo realizado em 6 estados brasileiros, em São Luís aconteceu nesta terça-feira (8).

A princípio seria apenas um estado em cada região, no Nordeste o escolhido foi Pernambuco, mas o Maranhão foi contemplado por está apresentando elevados contrastes no clima. A explicação foi dada por Martha Barata coordenadora do projeto e que esteve em São Luís.


Desde 2012, portanto a cinco anos consecutivos a parte norte do Maranhão e aí inclui a capital São Luís vem acumulando baixo índice pluviométrico e temperaturas elevadas, explicou o meteorologista Gunter Reschke.

Segundo levantamento a parte oeste do Maranhão poderá ter um aumento de mais 5 graus e uma diminuição de até 32% no volume de chuvas até o ano de 2070.

Em cidades localizadas na região central do estado, como Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, o aumento da temperatura pode chegar até 4,8 graus.

O litoral seria área menos afetada com acréscimo de 2,8 graus aproximadamente para os municípios de Cururupu e Porto Rico e 3,3 graus em Cândido Mendes e Turiaçu.

A preocupação nos últimos 3 meses foram com as queimadas, a partir de dezembro será com o período chuvoso. O estado já vem traçando um planejamento para ajudar os municípios, afirmou o secretário adjunto da política de atenção primária e vigilância em saúde do estado Marcelo Rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário