sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Vereador Marcial Lima visita hospitais da rede pública de São Luís

Vereador Marcial Lima em conversa com o diretor do Socorrão I, Ademar Bandeira

Com o objetivo de conhecer a realidade da rede pública de saúde de São Luís para criar alternativas para melhorar o atendimento nos hospitais da capital maranhense, o vereador Marcial Lima (PEN), visitou nos últimos dias, duas das mais importantes Casas de Saúde de São Luís: o Hospital Djalma Marques (Socorrão I) e o Hospital Universitário Presidente Dutra.

O vereador aproveitou as visitas para conversar com profissionais das unidades, diretores e, é claro, os pacientes, pessoas que prestam e usufruem dos serviços dos hospitais. De acordo com Marcial Lima, é necessário investir de maneira eficaz para melhorar as condições de toda a rede de saúde do município.

“Temos consciência dos problemas e queremos solucioná-los. É uma realidade que precisa ser tratada com muita responsabilidade”, comentou.

Como radialista e jornalista, Marcial Lima conheceu de perto as dificuldades encontradas por quem procura algum tipo de tratamento na rede pública de saúde de São Luís. A atual condição dos hospitais, demora no atendimento, longas filas, falta de profissionais e até compra de insumos pelos pacientes, são algumas das principais reclamações que chegam ao conhecimento do vereador diariamente.

Na visita ao Socorrão I, o vereador descobriu que parentes de alguns pacientes são quem estariam comprando seringas descartáveis. Ao tomar conhecimento de tal situação, Marcial Lima fez questão em repassar a demanda, imediatamente, ao diretor da Unidade de Saúde, Ademar Bandeira, e destacou a necessidade do envio de mais recursos financeiros ao hospital.

Vereador Marcial Lima em conversa com o diretor do Socorrão I, Ademar Bandeira

“O Socorrão I tem a necessidade urgente de receber da Prefeitura de São Luís o complemento de uma ajuda financeira de, aproximadamente, R$ 500 mil. Os recursos atuais não são suficientes para atender à grande demanda”, declarou o vereador.

Apesar dos problemas no Socorrão I, o diretor da Unidade de Saúde destacou a importância do hospital para a população. “Os Socorrões I e II têm cumprido um papel importante na saúde do Estado. Sem o funcionamento dos dois, seria muito mais difícil a saúde pública de São Luís e do Maranhão. Pela grande quantidade de pacientes, o Socorrão I termina perdendo, em alguns setores de atendimento, a função de hospital de emergência”, revela.

Um agravante, segundo Marcial Lima, está exatamente na área de neurocirurgia. “É preocupante que 70% dos leitos são ocupados por pacientes do interior do Estado. Do fim de 2016 para cá, cresceu a demanda pela falta de uma política de saúde de muitas prefeituras do Maranhão", lamentou.

Atualmente, o Socorrão I tem 263 leitos distribuídos na estrutura do próprio hospital (168), Santa Casa de Misericórdia (60) e na pediatria da Maternidade Benedito Leite (35).

Hospital Universitário Presidente Dutra

Antes de visitar o Hospital Djalma Marques (Socorrão I), Marcial Lima esteve no Hospital Universitário Presidente Dutra, mantido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na Unidade de Saúde, o vereador tomou conhecimento do funcionamento do HU, que atende pacientes da Região Metropolitana e de todo o Estado.

O médico Natalino Salgado, ex-diretor e ex-reitor da UFMA, foi quem recepcionou Marcial Lima. Em seguida, o vereador participou de uma conversa demorada com a direção da Unidade de Saúde. Entre os assuntos abordados na reunião, um ganhou atenção especial por parte de Marcial Lima: o número de leitos dos pacientes que precisam dos Centros de Hemodiálise.

“Atualmente, mais de trinta pessoas com insuficiência renal integram uma lista de espera para a realização de diálise aqui em São Luís. Infelizmente, existe uma longa fila de espera para pequenas cirurgias. Por isso, temos que discutir ainda mais este tema em São Luís”, disse.

Por isso, Marcial Lima defende uma grande unidade de todos os segmentos da classe política, clubes de serviços e todas as organizações pela valorização e mais investimentos na saúde de São Luís. “Uma grande junção de forças suprapartidárias pode fortalecer profissionais e melhorar nossas Unidades de Saúde. Isso é emergente, não pode mais esperar”, concluiu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário