terça-feira, 28 de março de 2017

Secretaria Municipal de Saúde promove atividades alusivas ao Dia de Combate à Tuberculose

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando uma série de ações na rede de saúde do município. As atividades serão encerradas na próxima terça-feira (28), às 9h, quando a equipe do Programa de Combate à Tuberculose, estará na Unidade Escolar João Sobreira de Lima, localizada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, levando material educativo, palestra e apresentação teatral.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, disse que a campanha é direcionada a conscientizar sobre os sintomas da tuberculose e também alertar para a importância de fazer o tratamento completo. “O foco é mostrar para a população a necessidade de diagnosticar precocemente a doença e evitar a transmissão para familiares e pessoas que convivem com o paciente. Precisamos reforçar que a tuberculose ainda existe e não tem classe social. Todos precisam estar conscientes dos seus sintomas e do tratamento”, afirmou.
Helena Duailibe Secretária de Saúde de São Luís

Durante a lll semana, houve a apresentação de uma peça teatral durante a viagem do trem da Vale, no trajeto de São Luís para Açailândia; e . nas unidades de saúde foram feitos atendimentos, distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre a doença.
A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Teresinha Lobo, ressaltou a importância do treinamento que é oferecido aos profissionais, especialmente das equipes de Saúde da Família. São eles que realizam consultas médicas e de enfermagem e são responsáveis, junto às equipes do consultório de rua, pela busca ativa e de faltosos ao tratamento, além da realização de exame de contatos em pacientes em tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário