domingo, 30 de abril de 2017

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado incrementa cadeia produtiva na zona rural de São Luís

Em comemoração ao Dia do Trabalho - 1º de maio - o prefeito Edivaldo contemplou a comunidade rural produtora, no Quebra Pote, com veículo para transporte de hortifrutis. A entrega do caminhão frigorífico foi realizada na manhã deste sábado (29), na sede da Escola Casa Familiar Rural (ECFR), localizada na Estrada do Quebra Pote. A entrega é fruto de parceria com o Governo do Estado e dá continuidade à política municipal de reestruturação da cadeia produtiva de hortaliças e frutas, promovida pela Prefeitura de São Luís, com ênfase na produção de polpas de fruta na região do Quebra Pote. 

O prefeito Edivaldo destacou o momento como incentivo indispensável à produção agropecuária na zona rural da capital. "Estamos promovendo um conjunto de ações que têm como objetivo reestruturar esta cadeia produtiva e garantir as devidas condições ao produtor para que possa produzir e comercializar seus itens. A entrega deste caminhão é mais uma etapa incluída no projeto e que prossegue com mais iniciativas em beneficio destas comunidades produtoras. Frente ao momento crítico que o país enfrenta, esse impulso para a economia é de extremo significado", enfatizou o prefeito Edivaldo, durante a entrega do veículo.

"A parceria Governo e Prefeitura vem promovendo um firme trabalho a fim de consolidar um plano de ação para a zona rural, que vai impactar diretamente na produção e na melhor qualidade de vida das famílias agricultoras", enfatizou o secretário adjunto de Estado de Agricultura e Pecuária, Emerson Macedo.

O vice-prefeito Julio Pinheiro pontuou o período de muitas transformações no país. "Historicamente, pela primeira vez, município e Governo dialogam buscando meios para recuperar a economia. Esse caminhão é parte de várias medidas da Prefeitura para a retomada da produção e dos negócios na zona rural. Enfrentar a crise é investir na produção rural", destacou Julio Pinheiro.


"Com esse veículo equipado e adequado, os agricultores terão melhores condições de transportar seus produtos, evitando avarias e com mais segurança. Era um desejo da comunidade conseguir um meio de transporte que auxiliasse no escoamento da produção e a Prefeitura está proporcionando isto a eles", destacou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues. 


O veículo é equipado com câmara refrigerada e vai servir à comunidade produtiva da localidade e entorno. Na avaliação da diretora da Escola Familiar Rural, Sâmara Viegas, o dia foi "especial e confirma o comprometimento da gestão municipal com a melhoria da produção rural familiar".


Na área existe a Associação Agrícola do Assentamento Gisele, que existe desde a década de 1990 e trabalha na produção de macaxeira, mandioca e tipos de hortaliças. Grande parte da produção é consumida e comercializada na própria comunidade, mas deve ser ampliada com os incentivos e investimentos da Prefeitura na zona rural.


O pequeno produtor Celso Rodrigues, da comunidade Anajatiua, nunca tinha recebido incentivo deste porte em sua comunidade. "O prefeito olhou nossa comunidade e a gente agradece bastante. Esse caminhão é muito bom e vai garantir que os produtores tenham a condição de fazer o transporte certo e chegar ao comprador com um produto bom e vai diminuir os custos, porque hoje pagamos por esse transporte", ressaltou o agricultor. 

Na ocasião, o prefeito Edivaldo fez a entrega simbólica da chave do veículo aos grupos de agricultores e anunciou o início dos serviços de reforma e ampliação da agroindústria de polpas de frutas do Quebra-Pote, que após concluída, vai possibilitar o aumento da produção a a geração de emprego e renda às comunidades. A obra será realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).




Presente ao evento estavam também o secretário municipal de Governo (Semgov), Lula Filho; de Articulação Política, Jota Pinto; de Educação (Semed), Moacir Feitosa; de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo; Urbanismo e Habitação (Semurh), Madson Leonardo; o diretor da Agerp, órgão do Governo do Estado, Ananias Sousa; vereadores Raimundo Penha, João Freitas e Paulo Victor; a diretora do programa Agropolo da Ilha do Governo do Estado, Rosenira Freitas.

Por meio de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, está em curso ainda A requalificação de toda a estrutura física da Casa Rural Familiar está sendo executada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. O espaço é referência para as comunidades rurais da região e adjacências.
 
Como parte das ações para o desenvolvimento da zona rural, a Prefeitura celebrou Convênio de Cooperação Técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA) esta semana, para execução de ações de aprimoramento técnico, empreendedorismo e potencialização comercial da produção agrícola da zona rural. A parceria inclui consultoria e ações efetivas na parte de gestão, capacitação e comércio de produtos alimentícios.


Outra ação para o desenvolvimento da zona rural executada pela Prefeitura é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Por meio do programa, a Prefeitura estimula o aumento e melhoria da qualidade da produção local com a compra direta dos produtos. Desde seu início, em maio de 2015, até o final de 2016, foram distribuídas à população cerca de 350 toneladas de alimentos da agricultura familiar rural. Só este ano, a Prefeitura já distribuiu mais de 35 toneladas de alimentos, em oito entregas do PAA.


Paralelamente a estas iniciativas, a Prefeitura realiza ações de apoio aos produtores rurais da capital. Às comunidades de famílias produtoras já foram entregues uma tonelada de sementes de milho, 13 toneladas de sementes de hortaliças e 25 mil mudas beneficiando as famílias de pequenos produtores rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário