terça-feira, 25 de abril de 2017

VÍDEOS: Taxistas fazem protesto em São Luís contra o Uber e discussão vai mais uma vez parar na Câmara

Dezenas de táxis percorreram avenidas de São Luís como forma de protestar pelo serviço do UBER na capital maranhense. 

A insatisfação da categoria, estava pintada nos vidros dos carros e no buzinaço. Na Avenida Beira-Mar o trânsito ficou complicado, congestionamento por toda a via, o acesso aos prédios da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado foi bloqueado. O protesto encerrou na porta da Câmara Municipal de São Luís no centro da cidade.


Os manifestantes utilizaram carro de som para chamar a atenção dos parlamentares. Os taxistas pedem maior fiscalização para coibir o transporte por meio do aplicativo Uber.

Agentes da SMTT e a Polícia Militar acompanharam o protesto, para organizar o trânsito e manter a ordem. A manifestação ocorreu em clima pacífico. O movimento teve o apoio das pessoas que prestam serviço de táxi lotação na área Itaqui-Bacanga. A categoria busca a realização de uma audiência pública no intuito de regularizar o trabalho.


O assunto repercutiu na Câmara Municipal.

O Vereador Sá Marques, por exemplo, salientou que "o Uber é uma realidade vista em outras capitais, e que é um serviço utilizado por boa parte da população, e é uma modernidade, não podemos descartar esta realidade. Por outro lado, temos que respeitar a categoria dos taxistas. São profissionais, país de família, que tiram o sustento desse trabalho. Fora que os táxis, pagam impostos altíssimos para trabalhar e o número de profissionais é de acordo com levantamento do IBGE, pela quantidade de moradores​. Nós vereadores devemos analisar bem a situação para não sermos injustos. O importante é alcançar formas que as pessoas, os trabalhadores não sejam prejudicados".


Outro vereador que se pronunciou sobre o assunto foi Genival Alves, o parlamentar pediu clareza nos debates e respeito aquilo que é de direito. "Em primeiro lugar devemos respeitar o que já é legalizado, que são os táxis. Esses trabalhadores tem o respeito e a atenção da Câmara Municipal. O Congresso repassou a responsabilidade aos municípios de discutir sobre a questão do Uber, então que essa Casa discuta. Mas devemos dar valor e importância a reinvindicação dos taxistas, que é por uma causa justa", destacou o vereador que participou da reunião na manhã desta segunda-feira (25) com as categorias (taxistas e táxi lotação) acompanhando o Presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum, que afirmou em entrevista a imprensa "que o serviço de transporte em São Luís, por meio do aplicativo Uber, está suspenso, até que haja uma regularização do trabalho". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário