sexta-feira, 16 de junho de 2017

'Feirinha São Luís' terá segunda edição neste domingo (18) na Praça Benedito Leite


Uma amostra do que há de melhor na culinária, arte e cultura do Maranhão estão na 'Feirinha São Luís', evento que reúne agricultores familiares, artesãos e profissionais da gastronomia na Praça Benedito Leite (Centro), aos domingos, das 7h às 15h. A iniciativa da Prefeitura de São Luís tem como proposta revitalizar o espaço da praça, incentivar a pequena produção e promover o intercâmbio sociocultural. A segunda edição do evento, que acontece neste domingo (18), traz uma série de atrações folclóricas locais e destaca a arte e a boa comida maranhense.

O secretário municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), Ivaldo Rodrigues, pontuou o sucesso da primeira feirinha destacando a organização, a variedade de opções e o importante espaço para lazer, e entretenimento da cidade. Ivaldo Rodrigues destaca que a ideia do evento é justamente reunir a população para apreciar a cultura, conhecer e consumir produtos tipicamente maranhenses, além de estimular os pequenos produtores e promover o resgate do espaço.


"Com o movimento da feirinha o comércio é aquecido em um dia em que, geralmente, não há tantas opções de compra e a praça é preservada. Estamos muito felizes com a receptividade do público, e por determinação do prefeito Edivaldo, o projeto acontecerá todos os domingos", disse o gestor.


Nesta edição, um dos pontos altos do evento é a Barraca do Chef, que dá espaço a nomes reconhecidos da culinária maranhense e apresenta ao público pratos diferenciados, tradicionais e novidades. Quem comanda o espaço neste domingo é o chef Luciano Rosa, do Supermercado Mateus.

Para agradar ao paladar do público ele traz pratos típicos do período junino como torta de camarão, arroz de cuxá e maria isabel, bolos de macaxeira e tapioca e mingau de milho com amendoim. A proposta é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca maranhense. Na primeira edição, realizada no último domingo (11), o chef Melquíades Dantas optou por um cardápio surpresa, divulgado apenas na hora do evento. O profissional brindou o público com pratos típicos do período junino como torta de sururu, mingau de milho, compotas e bolos diversos.

CULTURA
Durante a feirinha, as atrações culturais se revezam animando os presentes e ao mesmo tempo divulgando as manifestações locais. Estão no cronograma desta edição a Banda da Feirinha, a partir das 8h, seguido do grupo de dança Cacuriá Assacana, Banda da Guarda Municipal, o boi Pirilampo (alternativo) que chega animando a partir das 11h, em seguida, o Grupo Lamparina e encerrando as atrações culturais, o boi Encanto da Ilha, às 13h.

Paralelo ao viés cultural, a 'Feirinha São Luís' vai se fortalecendo como espaço de lazer, de comércio, de interação social. Famílias inteiras podem aproveitar para curtir a praça e ainda levar para casa produtos tipicamente maranhenses, enfatiza o secretário Ivaldo Rodrigues.


Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia, além dos food trucks.


No evento são expostos e comercializados produtos e subprodutos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, doces, compotas, queijos e comidas típicas do estado. "É uma boa oportunidade para prestigiar nossa cultura e consumir produtos de qualidade", destaca o titular da Semapa.


A iniciativa tem parceria com as demais órgãos do município, o Banco do Nordeste, Governo do Estado, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, Academia Maranhense de Letras, Associação Comercial do Maranhão, Sub-Prefeitura do Centro-Histórico, Associação dos Moradores do Centro, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Iphan-MA, Arquidiocese de São Luís, Sindicado dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário