segunda-feira, 26 de junho de 2017

VÍDEOS: Corpo de Bombeiros realiza simulado de atendimento a emergências, evento ocorre em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro

Na manhã deste domingo (25), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão – CBMMA, deu início oficialmente a semana que antecede o dia Nacional do Bombeiro (2 de Julho). O CBMMA surpreendeu o público que transitava pela avenida Litorânea, ao realizar um simulado de Atendimento a Emergências, envolvendo várias equipes e viaturas de socorro que fazem parte do serviço de atendimento da corporação.

O simulado teve como objetivo demonstrar para população as diferentes frentes de atuação do CBMMA, que se prepara de forma contínua, e incansável no intuito de prestar o melhor atendimento possível em qualquer situação de emergência de forma eficaz e profissional. O cenário apresentado tratava-se de um acidente veicular envolvendo três carros, sendo um totalmente em chamas; outro com vítimas presas nas ferragens; e um terceiro com um princípio de incêndio, exigindo uma extração rápida da vítima; além de um resgate de uma vítima em ribanceira, onde foi utilizado técnicas de salvamento em altura e utilização da Auto- Escada Magirus.

Durante a demonstração, a população verificou e conheceu mais de perto as ações desempenhadas pelos militares do Corpo de Bombeiros em diversas áreas de salvamento. Foi possível observar técnicas avançadas de combate a incêndio em veículos; desencarceramento de vítimas em veículos, utilizando os equipamentos mais modernos existentes no mercado; Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar; Técnicas de Salvamento em Altura, envolvendo a Auto- Escada Magirus, além de verificar como é o gerenciamento de uma ocorrência de grande vulto, que exige uma coordenação eficaz de diferentes guarnições de socorro para que o atendimento transcorra simultaneamente.

Foram empregados 13 (treze) viaturas e 50 (cinquenta) militares das seguintes unidades operacionais: 1º Batalhão de Bombeiros Militar – 1º BBM, 2º Batalhão de Bombeiros Militar – 2º BBM, Batalhão de Emergências Médicas – BBEM, Batalhão de Busca e Salvamento – BBS, Batalhão de Bombeiros Marítimo – BBMAR, 1ª CIBM e o Batalhão de Bombeiros Ambiental - BBA. Também estiveram presentes órgãos parceiros como a Secretária Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT e DETRAN – MA, que acreditam e apoiam a iniciativa do CBMMA incondicionalmente para o aperfeiçoamento do serviço desempenhado pela corporação em bem servir a sociedade.

O evento foi coordenado pelo Tenente-coronel QOCBM Andrade, que destacou a importância desse tipo de ação para a corporação e para a sociedade, uma vez que é de extrema importância ter as unidades operacionais sempre prontas para intervir em toda e qualquer situação de emergência; a integração e importância do trabalho em equipe de todos os órgãos envolvidos no atendimento é um fator decisivo para o sucesso da operação, e isso só se atinge com preparo técnico e muito treinamento. Ressaltou o oficial do CBMMA.

O coronel Célio Roberto, Comandante Geral do CBMMA, parabenizou a ação de todos os órgãos envolvidos e a forma como ocorreu a integração, que culminou em um atendimento sincronizado e eficiente. O comandante, destacou a importância desse tipo de ação que além de aperfeiçoar o atendimento das unidades operacionais do CBMMA, também serve como forma de avaliação das ações desempenhadas, buscando sempre detectar e corrigir alguma falha, em busca sempre de um atendimento mais qualificado e um tempo resposta cada vez menor. O comandante frisou a importância dessas ações junto à comunidade, pois aproxima o cidadão da corporação e mostra para a sociedade as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros.

"O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, parabeniza a todos os profissionais envolvidos na realização do simulado e nos atendimentos prestados, ressaltando o empenho e a paixão demonstrado pelos bombeiros militares ao realizar um socorro. Desde já, o CBMMA convida toda a população a se fazer presente ao longo da semana em diversas ações que estarão sendo realizadas, bem como toda a família bombeiro militar que compõe essa nobre instituição que é de suma importância para o bem estar da sociedade maranhense", declarou o Cel. Celio Roberto, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário