segunda-feira, 31 de julho de 2017

Feirinha São Luís reúne milhares de pessoas na 8ª edição, projeto segue no mês de agosto


A estimativa da Polícia Militar do Maranhão é que cerca de 10 mil pessoas passaram pela Praça Benedito Leite neste domingo (30) durante a Feirinha São Luís. O projeto, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), agrada aos turistas e moradores da capital e continuará durante todo o mês de agosto, com proposta para ser permanente. Realizada todos os domingos, das 7h às 15h, desde o mês de junho, mais de 40 grupos culturais e artísticos já se apresentaram no palco montado na praça.
O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, atribui o sucesso do projeto à variedade de opções. "A proposta de reocupar o Centro Histórico aos domingos, conforme orientação do prefeito Edivaldo, é de grande responsabilidade, reunimos o melhor que tem em nossa terra, como nossas brincadeiras folclóricas, o artesanato, artes plásticas, a culinária peculiar, que agrega sabores do norte e nordeste, a produção agrícola, além da literatura, para valorizar os escritores e poetas da 'Atenas Brasileira'. Tudo isso agregou valor ao projeto, que já foi abraçado pela população, atraindo turistas e gerando renda", frisou Ivaldo Rodrigues.
O casal mineiro, Alison Carneiro e Juliana Lima teceram só elogios ao projeto. "Viemos a São Luís pela primeira vez e achamos muito importante unir tanta coisa boa junta, como a parte agrícola, cultura, culinária típica, que para turistas como nós, pudemos conhecer de perto a cultura aqui do Maranhão, e a feirinha veio para somar com a viagem. Com certeza pretendemos voltar a São Luís mais vezes, e vamos indicar para os amigos virem também à feirinha", disse a médica Juliana.

PROGRAMAÇÃO

Na edição deste domingo o show do cantor Mano Borges fez o público vibrar ao som de canções típicas maranhenses e nordestinas. Quem também contagiou os fregueses da feirinha foi o Bumba-meu-boi de Nina Rodrigues, Fernanda Garcia com show voz e violão, trazendo em seu repertório muita música popular brasileira, e Forró Cabuzé com pé de serra.

Nas barracas, diversas opções de artesanato, agricultura local e culinária. Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos e subprodutos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesãos e 11 para gastronomia.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Citelum e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.
CAMINHOS DA MEMÓRIA

Uma das novidades na programação de domingo foi o início do projeto Caminhos da Memória, da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) que ofereceu aos visitantes da Feirinha São Luís palestras e um passeio pelo Centro Histórico. O projeto tem foco em educação patrimonial por meio de ações voltadas à sensibilização da comunidade de São Luís para a valorização do patrimônio cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário