segunda-feira, 31 de julho de 2017

Governos Estadual, Municipal e Associação de Criadores definem realização da Expoema 2017

Reunião que definiu a realização da Expoema 2017 em São Luís de 14 a 21 de outubro

Em reunião realizada neste mês entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), foi definida a data da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento acontecerá de 14 a 21 de outubro, no Parque Independência.
Essa será a última edição da Expoema no Parque Independência, localizado em São Luís. A intenção da Ascem é que ela adote um perfil itinerante, passando pelas principais regiões produtoras do estado, o que seria realizado ainda este ano mas, por questões de estrutura e prazo de execução, a associação optou por solicitar do Governo do Estado a cessão do espaço para a edição deste ano.
“Decidimos a data e isso é muito importante, porque a partir de agora podemos chamar os criadores com uma data definida. A porteira está aberta. Estamos com uma equipe no parque identificando a situação dele para que, juntamente com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís e todos que quiserem realizar a exposição, nós possamos fazer uma bela e grande Expoema”, declarou o presidente da Ascem, Ivaldeci Mendonça.
De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o apoio do Governo do Estado se reforça, adaptado ao que foi definido. “O convênio assinado este ano previa recursos para a Expoema Itinerante. Há hoje R$ 1,3 milhão à disposição para isso. Como este ano, pela inviabilidade de fazer em outro local, o governo está emprestando novamente o parque e está sendo feito um novo levantamento de custos. Assim, desse recurso, será gasto apenas o necessário para realização do evento deste ano”, disse.

O secretário de agricultura, pesca e abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues, que também compareceu a reunião, se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. 

"Juntos decidimos o que seria melhor para realização desse grandioso evento que é a Expoema. Os governos estadual e municipal e associação de criadores, com base no diálogo, faremos uma grande Exposição Agropecuária. Será um espaço de negócios, e também de visitação ao público. Um evento desta magnitude, fortalece a economia do Maranhão, da capital São Luís, abre novas perspectivas e movimenta o turismo da cidade", destacou Ivaldo Rodrigues.
 
Apesar da especulação que houve em torno da realização e da data da Expoema, os criadores do estado já começarão os preparativos para o evento, é o que explica o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Raimundo Coelho. “O governo está garantindo estrutura, os produtores garantiram que vão participar. Então neste momento há uma alegria e uma disposição dos produtores rurais em estar nesta Expoema ‘da despedida’ de São Luís, com o pensamento de que novas oportunidades possam aparecer”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário