Em
reunião realizada nesta semana na Procuradoria Geral de Justiça, foram
discutidas estratégias para a melhoria dos serviços de telecomunicações
no Maranhão.
A
iniciativa foi do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor
(Caop do Consumidor) do Ministério Público do Maranhão e contou com a
participação de membros da instituição, do MP federal, da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de representantes das operadoras
de telefonia no Maranhão - Claro Brasil, Vivo, Oi e Tim Celular.
Também
estiveram na pauta o projeto “Telecomunicações: conexão para a
cidadania e a busca de soluções para a instalação da internet banda
larga fixa gratuitamente nas escolas públicas das redes estaduais e
municipais do Maranhão".
O
procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros
de Sousa, cumprimentou os presentes e ressaltou a importância das
parcerias em favor dos cidadãos. “O caminho é este: buscar solução de
consenso, promovendo o diálogo entre todos os envolvidos nas relações de
consumo”, apontou.
A
gerente operacional da Anatel no Maranhão, Karine Braga, informou sobre
a metodologia aplicada na fiscalização dos serviços regulados e os
desafios do monitoramento das atividades das operadoras e dos índices de
aferição de qualidade dos serviços de telecomunicações.
Presente
à reunião o procurador da República Hilton Melo, representando o
Ministério Público Federal no Maranhão, também acentuou a necessidade da
aproximação entre as instituições públicas e privadas em favor do
consumidor e sugeriu que a iniciativa seja consolidada como um fórum
responsável pelas discussões em torno da melhoria da qualidade dos
serviços prestados, tanto pelas operadoras quanto pela Anatel, em seu
papel fiscalizatório.
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