segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Em três meses Feirinha São Luís revitaliza o Centro Histórico e incrementa a economia da capital


A 13ª edição da Feirinha São Luís ocorrido neste domingo (3), na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h, unindo agricultura, artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura, foi mais uma vez um sucesso. O resultado dos três primeiros meses do projeto dominical da Prefeitura de São Luís, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), foi apresentado na última quinta-feira, ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da instituição.
Com 13 edições realizadas, a Feirinha São Luís já é o novo ponto de encontro das famílias e dos amigos na capital do Maranhão. A iniciativa gera a reocupação do Centro Histórico, a valorização da cultura, do turismo e da produção agrícola familiar.
O Sebrae é parceiro do projeto e tem sido fundamental para a realização da Feirinha São Luís desde a concepção, como explica o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues. "O Sebrae acreditou na concretização da idéia desde o começo e tem sido parceiro contínuo durante a execução do mesmo. É de primordial importância compartilhar os bons resultados com os apoiadores da iniciativa e demais conselheiros, que representam instituições de grande importância para o desenvolvimento dos pequenos negócios e podem oportunizar novas parcerias que fortaleçam o projeto ainda mais", explicou o secretário.

Ivaldo Rodrigues, secretário de agricultura, pesca e abastecimento

ESTRUTURA
A primeira edição da Feirinha São Luís aconteceu no dia 11 de junho, e desde então vem aumentando sua estrutura para atender a demanda do público com maior comodidade. Inicialmente eram 61 barracas, agora são mais de 80 pontos de comercialização no entorno do evento, com as barracas, restaurantes e pregoeiros, que impactam diretamente na economia da cidade, criando novos postos de trabalho, aumentando a renda de mais de 150 famílias.


O secretário municipal de Governo (Semgov), Pablo Rebouças, também esteve presente na reunião. "Entendemos que essa agenda foi muito importante, os conselheiros do Sebrae conheceram de forma mais detalhada a Feirinha, podendo criar a abertura de novas portas para futuras parcerias com mais instituições", destacou Pablo Rebouças.
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão, 10 mil pessoas, em média, circulam em cada dia do evento, que tem oito horas de duração. Segundo pesquisa de perfil do consumidor realizada pela Semapa com o público presente no evento, cada pessoa gasta, em média, R$ 50,00 por domingo.
PARCERIA
A parceria já consolidada de forma proveitosa entre Sebrae e Prefeitura através da Semapa deve continuar. O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins está orgulhoso e motivado com a parceria. "Parabenizo a Prefeitura e toda equipe da Semapa por esse projeto, colocamos o Sebrae a inteira disposição para a manutenção dessa parceria de forma sustentável, gerando resultados para as instituições públicas e privadas, e principalmente para o município de São Luís", afirmou João Martins.
São apoiadores ainda da Feirinha São Luís, o Governo do Estado, Citelum, órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Além do Senac, Academia Maranhense de Letras, e Arquidiocese de São Luís.


O secretário Ivaldo Rodrigues ainda reforçou na oportunidade do encontro com o parceiro Sebrae.
"É muito gratificante ver o projeto consolidado com a aprovação da cidade e do público, esta que é uma ação importante realizada por determinação do prefeito Edivaldo, e permanece cada vez mais forte no calendário da família ludovicense".
Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A "feirinha" conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário