quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Abertura do IV Seminário do Curso de Formação de Oficiais e I Fórum de Segurança Pública


Teve início na manhã desta quarta-feira, 04, o I Fórum de Segurança Pública e o IV Seminário do Curso de Formação de Oficiais promovido pela Academia De Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD) e Academia de Bombeiro Militar “Josué Montelo” (ABMJM) em articulação com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

O seminário que é realizado desde 2015, organizado pela APMGD em parceria com a UEMA, este ano amplia a parceria e congrega o Curso de formação de oficiais Bombeiro Militar, tornando mais amplo o evento e realizando simultaneamente o Fórum de Segurança Pública. Os eventos acontecem entre os dias 04 e 06 de outubro, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, tendo como tema a “Segurança Pública e Qualificação Profissional”.

Está prevista a participação de 251 cadetes das duas academias militares e ouvintes da comunidade em geral nas palestras e apresentação de pôsteres durante a realização dos eventos. Na mesa de hora, que deu início aos trabalhos, estiveram presentes autoridades civis e militares, os coronéis José Frederico Gomes Pereira, Comandante Geral da Polícia Militar; Célio Roberto Pinto de Araújo, Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar; Raimundo Nonato Santos Sá, Comandante da APMGD; Tenente Coronel José Raimundo Costa Filho, Comandante da ABMJM; Francisco Gonçalves da Conceição, Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular; Andreia de Araújo, Pró-reitora de Graduação da UEMA; Vera Lúcia Bezerra, Diretora do CFO PM; Mauro Sérgio Pinto, Diretor CFO BM.

O objetivo do Fórum e do Seminário é discutir temáticas de segurança pública, defesa civil e formação continuada sob o viéis científico e acadêmico contribuindo para aperfeiçoamento dos profissionais formados e em formação.

Sobre a realização do evento, a Pró-reitora de graduação da UEMA, Andreia de Araújo, diz que a parceria consolidada entre as instituições militares e a universidade tem se perpetuado ao longo do tempo, sendo o diálogo entre essas esferas salutar, pois poucas vezes a universidade abre espaço para o debate sobre segurança pública, então, com esses eventos se é possível institucionalizar essas questões, provocando a universidade a pensar soluções que beneficiem a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário