quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Desembargador José Joaquim derrota Nelma Sarney e é eleito Presidente do Tribunal de Justiça no Maranhão

      
      A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão. O prédio fica localizado na região central de São Luís.

     O Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos recebeu 16 votos, contra 10 votos da candidata adversária, a Desembargadora Nelma Sarney. Ainda houve um voto em branco.

José Joaquim Figueiredo dos Anjos, nasceu em São João Batista, na Baixada Ocidental do Maranhão, em 28 de agosto de 1953. Cursou o ensino fundamental na Escola Modelo, no Colégio Sotero dos Reis e no Colégio Nina Rodrigues, em São Luís, onde concluiu o ensino científico. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Iniciou sua vida funcional como advogado e procurador do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Maranhão (DER), em 1978, onde presidiu, durante cinco anos, a comissão responsável pela indenização de famílias que moravam sob a Ponte "José Sarney" e a Comissão de Promoção de Funcionários.

Atuou como procurador fiscal da Prefeitura de São Luís, no período de 1983 a 1986, quando coordenou equipe de 20 advogados, realizando um trabalho pioneiro no executivo fiscal, com destaque pelo número de ações interpostas e julgadas com êxito. Em 1986, logrou aprovação no primeiro concurso público para procurador do Estado, tendo sido, no mesmo ano, aprovado em concurso para juiz de Direito.

Ingressou na magistratura em 2 de maio de 1987, sendo designado para a comarca de Riachão. Atuou em Alcântara, Presidente Dutra, Itapecuru, Santa Inês e Bacabal. Chegou à 4ª entrância em 12 de fevereiro de 1992, exercendo o cargo de juiz auxiliar por cinco anos. Foi juiz corregedor na gestão do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo e diretor do fórum "Des. Sarney Costa" nas gestões de Orville Almeida e Jorge Rachid.

Palestrante reconhecido na área do Direito Penal, exerceu também o magistério durante 10 anos, como professor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão (Uniceuma) e da Escola de Magistratura do Maranhão (Esmam). Como titular da 2ª Vara Criminal de São Luís, durante 11 anos anos e 9 meses, foi considerado um dos juízes de maior produtividade, de acordo com o perfil funcional da Corregedoria. Julgou casos importantes envolvendo o crime organizado no Maranhão. Em 19 de dezembro de 2006, ingressou no Tribunal de Justiça, pelo critério de merecimento, na primeira votação aberta para escolha de desembargadores da história do TJ.

A eleição de José Joaquim Figueiredo dos Anjos marca um importante momento no Judiciário Maranhense. Nas eleições anteriores o Presidente da Casa era eleito por aclamação, pelo critério de antiguidade, dessa vez houve processo eleitoral.

José Joaquim Figueiredo dos Anjos assume o lugar de Cleones Cunha (atual Presidente do TJMA). A posse da Nova Mesa Diretora acontece na terceira sexta-feira de dezembro, mais precisamente, no dia 15 de dezembro.

Para o cargo de vice-presidente, foi eleito o desembargador Lourival Serejo, que superou o colega José Bernardo Rodrigues.


O desembargador Marcelo Carvalho foi eleito corregedor, com 23 votos, contra apenas 2 da colega Maria das Graças Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário