quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Audiência Pública na Câmara de São Luís tem como tema segurança, entre os assuntos concurso público para PMMA

Os números de crimes violentos letais intencionais (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) e violentos não letais intencionais (roubo, estupro e lesão corporal) registrados no sistema de segurança pública do Estado, de 2012 a 2017, com abrangência na Região Metropolitana da Grande São Luís, foram objeto de avaliação e debate em audiência pública na Câmara de Vereadores de São Luís, na tarde desta terça-feira (14).

Participaram do evento, vereadores, promotores, cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Guarda Municipal e o representante da associação de bares e restaurantes, além de populares. 

Os dados foram sistematizados conjuntamente pelo Ministério Público do Estado com o promotor de Justiça José Claudio Cabral Marques à frente, e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC, cujo estudo contou com o apoio da Câmara de Vereadores de São Luís e da Secretaria de Estado da Segurança.

A principal conclusão obtida a partir do cruzamento dos dados sobre os crimes, locais de ocorrência, faixa etária, situação social e econômica de criminosos e vítimas, profissão, além de outras variáveis, é que houve diminuição, a partir de 2014, dos índices desses crimes, ao tempo em que se desconcentrou para áreas, antes, de menor incidência.

A audiência foi proposta pelo presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR), que não participou do encontro.

Estavam presentes os vereadores Honorato Fernandes (PT), que presidiu a audiência, secretariada pelo primeiro secretário vereador Sá Marques (PHS), Presidente da Comissão de Segurança na Casa. E ainda, os vereadores, Estêvão Aragão (PSB), Genival Alves (PRTB), Pavão Filho (PDT), Francisco Chaguinhas (PP), Cezar Bombeiro (PSD), o assessor especial e ex-vereador José Joaquim.

Na oportunidade, o Vereador Sá Marques, que também é Policial Civil, com mais de 20 anos de experiência na área de segurança, destacou que sempre é importante debater o tema para a conquista de números positivos, pensando prioritariamente em garantir o bem estar e segurança a população.



"Percebemos o avanço na área de segurança na capital São Luís, e também, na Região Metropolitana, é claro, que precisamos unir forças para conseguirmos índices ainda mais satisfatórios", destacou Sá Marques.



O Presidente da Comissão de Segurança na Câmara, ainda aproveitou a oportunidade, e a presença do Secretário Estadual de Segurança, Jefferson Portela, para reforçar o pedido durante o pronunciamento para que seja revista a data para realização do concurso da PMMA.

"Sou professor, e é humanamente impossível estudar esse conteúdo da PM até dezembro. Serão concorrentes prejudicados, com todo respeito, eu acho que nosso governador precisa repensar esta data. Leve este recado para o governador, excelentíssimo senhor Jefferson Portela", dirigindo-se ao secretário de segurança, presente na audiência.

E concluiu "Mais quero reiterar meus mais sinceros parabéns ao senhor Jefferson Portela e ao Governador Flávio Dino, por mais esta importante atitude em prol da segurança do nosso estado. Apenas com essa ressalva, relacionada a data do certame"



O concurso da PMMA teve a data marcada em um primeiro momento para o final de janeiro de 2018, mas o governo resolveu mudar para dezembro, data que é questionada não só pelo vereador, professor e policial civil Sá Marques, mais também pela grande maioria dos candidatos.

REPRESENTANTES
Representando o governador Flávio Dino (PCdoB), compareceu o secretário de Estado da Segurança, Jefferson Portela. O promotor público Marco Antônio Santos Amorim, por sua vez, representou o procurador geral do Ministério Público, Luís Gonzaga Coelho. Pelo IMESC estava o técnico Josiel Ferreira e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Maranhão se fez presente seu presidente Jorim Ithamar. O subcomandante da Polícia Militar, coronel Luongo, representou o comandante geral, coronel José Frederico Pereira, e o subcomandante da Guarda Municipal, Heitor Máximo, representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário