segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Com atendimento especializado, Hospital de Traumatologia e Ortopedia completa um mês


Há dois anos, Gilsenilda Silva Lima percebeu que o corpo de sua filha estava mudando. Tatiana Lima Melo começou a apresentar algumas deformações que afetaram o coração, dificultaram a respiração e causaram muita dor à garota. A menina, de 12 anos, está entre os 1.897 atendimentos realizados no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), inaugurado há um mês pelo Governo do Estado.

Com o HTO, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem capacidade para realizar 400 cirurgias ortopédicas por mês na unidade. No primeiro mês de atendimento, o hospital realizou 105 internações cirúrgicas, além de consultas ambulatoriais especializadas, tomografias, procedimentos de enfermagem, entre outros. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a instalação do Hospital de Traumatologia e Ortopedia irá reduzir a demanda ortopédica no Maranhão, proporcionando tratamentos dignos à população. “O Governo do Estado trabalha para que os serviços de média e alta complexidade estejam qualificados e disponíveis ao alcance de todos”.


Carlos Lula, Secretário Estadual de Saúde

Assistência especializada 
Tatiana Lima Melo sofre de uma doença rara que causou uma deformidade física na coluna e braço esquerdo. “Tudo que eu quero é ficar logo boa”, diz a menina. 

A história da garota, que mora no município de Santa Quitéria, se tornou pública em agosto, quando a mãe da criança resolveu gravar um vídeo com o intuito de buscar um tratamento adequado para o caso da filha. 

“A cirurgia era muito cara, então pedimos ajuda de uma amiga para gravar o vídeo. Hoje o sentimento que tenho é de alegria total, porque até dois meses atrás eu estava sem fé nenhuma e tinha medo da minha filha ficar assim para sempre. Em breve isso vai ser só uma lembrança ruim”, afirma Gilsenilda.  

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort destacou o compromisso Governo do Maranhão com a gestão da saúde, o que se reflete na melhoria do atendimento em ortopedia e traumatologia. “O caso dessa menina é um bom exemplo de como a saúde pública do estado evoluiu”.  

Segundo o médico ortopedista e diretor do HTO, Newton Gripp, o hospital foi criado para atender casos de alta complexidade em ortopedia e traumatologia e tem feito isso com excelência. "O drama de quem precisava passar anos na fila de espera por uma cirurgia ortopédica por falta de procedimentos de ortopediatria deixou de ser uma realidade com a inauguração do HTO. Hoje realizamos diversos tipos de procedimentos em alta complexidade”, diz. 


Estrutura
O sistema de funcionamento do HTO é conhecido como “portas fechadas”, ou seja, os pacientes precisam ser encaminhados por outras unidades de saúde do estado para serem acolhidos na unidade de traumatologia e ortopedia. 

O hospital conta com 44 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.

O HTO também conta com médicos especialistas em ortopedia e traumas, um avanço da saúde pública no cuidado humanizado, uma das preocupações da SES.

No HTO, a população ainda pode contar com atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (radiologia, tomografia), eletrocardiografia e agência transfusional. 

Cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria estão disponíveis à população. Além disso, o hospital realiza atendimentos em cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e geral, assim como acolhimento em enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social e psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário