quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Manipulação de alimentos é tema de capacitação promovida pelo Procon/MA


O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e o Instituto de Nutrição e Saúde do Maranhão deram início, nesta segunda-feira (15), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, ao Treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Direitos Básicos dos Consumidores. 
 
O objetivo do treinamento é capacitar estudantes e profissionais do setor de alimentação para a manipulação correta dos alimentos a fim de garantir uma refeição segura. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem, todos os anos, 350 mil pessoas em decorrência de contaminação alimentar. 
 
Durante a aula inaugural, o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, destacou o papel educativo do órgão fiscalizador, por meio da palestra ‘Como prevenir gastos, danos ao seu consumidor e garantir qualidade no atendimento’.
 
“Com o objetivo de melhorar os serviços prestados em todo o Estado, junto com o Instituto Nutrir, nós estamos capacitando a mão de obra em restaurantes, bares e lanchonetes sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, bem como o respeito aos direitos básicos do consumidor maranhense”, disse Duarte Júnior. 
 
Em seguida, as especialistas em nutrição, Thaís Alexandre e Camila Tavares, apresentaram a palestra com o tema ‘Como fornecer alimentos seguros na sua empresa’. “A ideia é que além das fiscalizações que o Procon/MA tem realizado no estado, a gente ofereça também capacitação dos profissionais que precisam de certificação, obrigatória para a Vigilância Sanitária”, enfatizou Camila Tavares.
 
De acordo com a também especialista em nutrição, Thaís Alexandre, o treinamento é importante para melhorar a saúde dos consumidores. “É de suma importância termos esse treinamento para capacitar os profissionais para oferecer um alimento seguro às pessoas. Como nutricionistas, temos a obrigação de ensinar e ajudar as pessoas a melhorar a saúde de quem está consumindo”, frisou. 
 
A atendente de buffet, Adenise Almeida, foi ao evento para se atualizar. “Vim ao evento para saber a importância de conhecer e se atualizar nas boas práticas de manipulação, a importância do profissional de nutrição dentro dos estabelecimentos de alimentação”, destacou.
 
O curso
O curso é gratuito, com carga-horária de 4 horas/aula, e dividido em quatro turmas, oferecendo 200 vagas, com direito a certificado de participação. Durante a capacitação, os profissionais terão aulas de boas práticas higiênico-sanitárias para serviços de alimentação, prevenção contra microorganismos e contaminação de alimentos, e sobre noções de legislação sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário