sábado, 20 de janeiro de 2018

Mudanças no transporte público de São Luís, tarifa desaparece e valores são reajustados, entenda aqui no blog


O secretário municipal de trânsito e transportes reuniu a imprensa para explicar o motivo do aumento, o editor do blog esteve presente. Segundo Canindé Barros, o reajuste está dentro das normas previstas no edital, o processo foi em 2016. Uma das mudanças foi a extinção da passagem nível 1, que custava 2,20. Já as demais foram mantidas. O aumento foi de 0,20 centavos para os outros dois níveis. A passagem para o sistema não integrado que custava 2 reais e 50 centavos, passará para 2,70. Já para o sistema integrado o valor da passagem passa de 2,90 para 3 reais e 10 centavos. O aumento começa a valer a partir desta segunda-feira (22).

O reajuste certamente vai gerar uma revolta muito grande na população ludovicense, principalmente ao usuário do transporte público. Vale lembrar que o país todo passa por uma profunda crise econômica.

Mesmo com o reajuste nas tarifas de ônibus, os valores continuam abaixo da média regional, segundo tabela apresentada pela SMTT. No Nordeste o preço médio da passagem é de 3 reais e 43 centavos. Veja a tabela abaixo:



Quatro fatores justificam o aumento das passagens. Custo da mão-de-obra, investimentos em equipamentos, variação dos insumos e no preço do combustível, neste caso, do litro do diesel. O secretário destacou ainda que desde a aprovação do processo licitatório já foram vários investimentos conquistados na área do transporte público. Entre eles: a renovação de 65% da frota de veículos, foram inseridos 213 novos ônibus, com ar condicionado, desde 2016, além do bilhete único e cartão criança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário