segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Procon/MA e Inmeq realizam operação para garantir compra segura de materiais escolares


Para garantir aos pais e responsáveis a compra segura de materiais escolares, o Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), em parceria com Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), promove, durante todo o período de início do ano letivo, a operação “Volta às Aulas”. Serão fiscalizadas livrarias e papelarias. Objetivo é verificar a qualidade, pesagem, quantidade dos produtos entre outros aspectos.

Para o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, essa ação conjunta garante maior economia e segurança ao consumidor.  “Identificamos materiais que estavam sendo comercializados com prazo de validade vencido, o que compromete a finalidade dos produtos e pode prejudicar a saúde do estudante. Dessa forma, nosso objetivo é garantir aos pais e responsáveis a compra do material escolar de maneira segura”.

No primeiro dia da operação, foram fiscalizados cinco estabelecimentos. Na Acalanto (Canto da Fabril), Supermercado Mateus (Shopping do Automóvel), Lojas Americanas (Shopping do Automóvel) e Le Biscuit (Shopping do Automóvel) não foram encontradas irregularidades. O Supermercado Mateus (Cajazeiras) foi autuado por ausência de precificação de produtos.

No segundo dia, na Papelaria e Armarinho Vergê, no Vinhais, foram identificados produtos sem precificação e com prazo de validade vencidos. Foram 26 tintas e sete fitas adesivas. Todos os produtos vencidos foram apreendidos. E no Shopping da Ilha, na Le Biscuit, alguns produtos estavam também sem precificação, mas a correção foi feita imediatamente.

Para o coordenador do Inmeq, Zois Gantzias, a parceria com o Procon/MA, nesta operação, trará benefícios para o consumidor. “A operação Volta às Aulas é educativa, pois busca a orientação empresarial, voltada para itens da lista de material escolar. E com essa parceria com o Procon conseguiremos efetivamente melhorias para o consumidor”, explicou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário