domingo, 15 de abril de 2018

Maranhão Solidário, por Carlos Lula


Enchentes, incêndios, desmoronamentos, guerras... Infelizmente, as tragédias humanas são frequentes e incontáveis, mas faz sempre surgir em todos nós dois sentimentos: uma grande aflição com o sofrimento das pessoas, seguida de uma grande compaixão.

No caso do nosso estado, a compaixão transformou-se em ação. Toda a sociedade se uniu para ajudar as famílias afetadas pelas fortes chuvas que assolaram o nosso estado.

Por parte do Governo do Maranhão, nossas equipes atuam no resgate, na assistência social e em saúde, além dos serviços de recuperação da infraestrutura nos municípios de Marajá do Sena, Trizidela do Vale, Tuntum e Pedreiras. 

Equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) realizaram mais de 300 atendimentos em Pedreiras e Trizidela do Vale na última semana, e cerca de 150 em Marajá do Sena na semana passada. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) entregou 600 cestas básicas, 250 colchões, 200 galões de 20 litros de água e 200 filtros de barro para quatro municípios afetados pelas enchentes. O Governo do Estado enviou, ainda, carros-pipa para abastecer as cidades de água potável, enquanto equipes trabalham pelo restabelecimento do abastecimento de água. 

Em Marajá do Sena, o pacote de ações adotadas pelo governador Flávio Dino conta com Cheque Minha Casa para reconstrução das residências, emissão de carteiras de identidade no Viva do município, emissão de segunda via dos cartões de débito do Bolsa Família para que as famílias atingidas possam sacar o benefício de forma antecipada. Já as equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) fazem a recuperação das vias e pontes que ligam os municípios aos povoados e a outras cidades. Sem os Bombeiros e a Defesa Civil trabalhando 24 horas por dia, o cenário seria ainda mais assustador.

Se tivéssemos que adotar uma única palavra para definir o gesto de centenas de maranhenses nos últimos dias provavelmente seria solidariedade. Essa percepção chegou aos atingidos com intensidade redobrada, pois há milhares de maranhenses que não podem esperar.

Emerge a preocupação coletiva sobre os efeitos à saúde dos atingidos e afetados pelo desastre associado à inundação. Em rede, Governo e municípios atuam na preservação da vida e na redução das vulnerabilidades associadas às condições sociais, econômicas, ambientais, climáticas, geográficas e sanitárias do território.

Para isso, o Governo tem desenvolvido diversas frentes de trabalho para apoiar os moradores das cidades afetadas. São atendimentos multidisciplinares com as equipes da Força Estadual de Saúde (FESMA), fornecimento de água e alimentos, envio de medicamentos e outras medidas emergenciais. Em cada uma dessas ações o poder público conta, ainda, com a preciosa ajuda de voluntários.

Em situações de inundações e enchentes, aumenta o registro de ocorrências de doenças infecciosas e agravamento das doenças crônicas e de transmissão por vetores, assim como transtornos mentais, acidentes por animais peçonhentos e por outros animais. Neste cenário, contamos com o monitoramento 24h das equipes do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas e Vigilância em Saúde da SES.

Mas para além do serviço público, temos também enorme responsabilidade social. Neste final de semana, a SES iniciou uma campanha para arrecadar doações para as famílias de Marajá do Sena, um dos municípios que registrou alto índice de alagamentos. A população pode contribuir com roupas, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, colchões e redes no Espaço Mais Saúde, no Shopping da Ilha, em São Luís. O recebimento das doações acontece até o dia 30. 

A entrega das doações será feita pelas equipes da FESMA. O Espaço Mais Saúde está disponível à população desde o início de março. No local é possível fazer gratuitamente aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação nutricional, além de ações educativas em saúde e emissão de cartão do SUS. 

Por maiores que sejam os desafios e dificuldades, cuidar das pessoas é a chama a mover todas as equipes do Governo do estado. Investimos todos os dias em soluções para enfrentar os desafios na saúde e acreditamos nas respostas adotadas às emergências em saúde pública, essenciais para resgatar a qualidade de vida das pessoas afetadas e a retomada da rotina dos município atingidos pelas enchentes. Mas por todos nós, agora precisamos das mãos dos maranhenses unidas numa chuva de solidariedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário