sexta-feira, 13 de abril de 2018

PSDB no Maranhão e o abrigo dos rejeitados


O último político maranhense que se filiou ao PSDB foi Waldir Maranhão. O deputado federal, deixou o Avante e recorreu ao ninho tucano. Waldir tentou uma entrada no PT, mas teve seus planos frustrados por praticamente todos. O Diretório Municipal, comandado pelo vereador Honorato Fernandes, e o Diretório Estadual, presidido por Augusto Lobato rejeitaram o pedido de Waldir. O comando nacional então acatou.

Após a rejeição unânime, Waldir Maranhão atacou injustamente Flávio Dino, sendo que o governador sempre recebeu o deputado federal para diálogos e encontros. Inclusive, Waldir Maranhão teve a oportunidade de participar de várias entregas de obras do governo do estado ao lado de Flávio Dino. O governador afirma que nada teve haver com a entrada ou não de Waldir ao PT.

Fato é que, boa parte dos políticos rejeitados, em partidos que apoiam a reeleição de Flávio Dino, em vez de assumir não expertise em não conseguir viabilizar a sua filiação, preferem partir para o ataque ao governador.

O que é mais curioso, é que antes de romper, Flávio Dino para praticamente todos os tucanos, era uma sumidade. Basta ver o exemplo do atual presidente estadual do partido, o senador Roberto Rocha, foi eleito na chapa do governador do Maranhão na eleição de 2014.

Outro que enveredou pelo mesmo caminho foi Zé Reinaldo, que tinha até possibilidade de compor a chapa ao lado de Flávio Dino. Só que mesmo sendo um político bem mais experiente que Rocha e Waldir, o ex-governador acabou não tendo paciência e se deixando levar por uma decisão de a qualquer custo ser senador, tomou o rumo do PSDB.   

    
O deputado federal maranhense, que é pré-candidato ao Senado, recorreu ao ninho tucano, após várias tentativas frustradas de ingressar em outras siglas.

Zé Reinaldo chegou a tentar tomar o comando do Democratas no Maranhão, mas sem sucesso. O DEM permanece com o colega de Câmara, o deputado federal Juscelino Filho. Vale lembrar que a saída de Zé Reinaldo do PSB, foi conturbada, o deputado federal chegou a ser quase que expulso do partido.

Todos procuraram o PSDB, após terem rompido com Flávio Dino, tanto Waldir Maranhão quanto Zé Reinaldo, tem um desejo insano de serem senadores, porém não construíram um projeto sólido para se candidatarem na chapa do atual governador. Diante deste desejo de a qualquer custo se tornar senador, procuraram abrigo no ninho tucano.

A eleição para os dois é muita complicada. Zé Reinaldo, apesar de ser ex-governador, atualmente deputado federal, vai enfrentar uma forte concorrência, com políticos de peso, como Weverton, pré-candidato na chapa de Flávio Dino, que lidera todas as pesquisas de intenções de voto e tem grande apoio popular. Edison Lobão, senador mais votado na eleição em que foi eleito, em 2010, é ex-governador. Além disso, Edison Lobão, conta com um eleitorado muito maciço no Maranhão, ninguém pode desconsiderar a força de Lobão no estado. 

Zé Reinaldo e Waldir Maranhão, ainda enfrentam a concorrência de Sarney Filho, que corre por fora na eleição para senador. O ex-ministro de Temer sempre teve uma eleição considerada relativamente fácil para a Câmara Federal, só que para mudar de casa, 'são outros quinhentos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário